principal.jpg
 
       
 

 

Os óculos mais adequados para cada tipo de rosto

Quem usa óculos deve levar em conta o formato da armação para valorizar seu visual e também sua expressão. E hoje você pode encontrar novos designs apresentados pelos fabricantes.
Muito mais do que corretivos de problemas visuais, os óculos são considerados acessórios básicos para compor qualquer look e ainda conferir atitude, charme e estilo para quem os usa. Mas, para que esta valorização seja possível, algumas regras devem ser seguidas na hora de escolher o modelo de óculos.

 

 
 

Para compensar um rosto mais largo, a armação deve "ampliar" o rosto para fora. Formatos "mariposa" na parte superior e ovalado na inferior são indicados. Os rostos ovalados são ideais para óculos.

 
 

Lentes no sentido vertical, abaixando até as bochechas e com armações um pouco "duras", de linhas verticais. As armações mais favoráveis são de forma ovalada, ligeiramente alargada ou retangulares. Evitar formas redondas, pequenas e estilo "mariposa".

 
 

Suavize os traços angulosos de seu rosto com armações grandes, de formas ovaladas descendentes, formas mariposa ascendentes ou retangulares, que alargam o rosto, ou formas arredondadas. Deve-se evitar armações quadradas.

 

Bordas ligeiramente curvas, para equilibrar com a parte estreita do rosto. Linhas suaves e armações arredondadas, mas ligeiramente ovaladas. Sua lente ideal é a de linha fina pequena, nunca maior na parte de cima e mais estreita embaixo.

 
 



SOMBRANCELHAS
Um dos pontos cruciais no rosto é o desenho das sobrancelhas. São elas que dão mais força à expressão tornando a fisionomia alegre ou triste, irônica, séria e até mesmo esnobe. Você já reparou quantas vezes na vida dizemos que determinada pessoa tem cara de antipática? Pois repare que o traçado das sobrancelhas é o fator mais determinante para tais empressões!
Assim, o design de uma armação poderá reforçar ou minimizar o efeito produzido pelo traçado das sobrancelhas. Veja como amenizar cada tipo:
a) Sobrancelhas muito arqueadas:

As armações retilíneas suavizam o traçado deste tipo de sobrancelha; armações ovaladas levantam a expressão
b) Sobrancelhas muito espessas:
Armações mais finas eliminam a seriedade imposta por este tipo de sobrancelha.
c) Sobrancelhas angulosas:
Retilíneas ou ovaladas, para sobrancelhas muito angulosas o ideal são armações mais estreitas.
d) Sobrancelhas finas:
Não importa se angulosas ou retilíneas, sobrancelhas finas se adaptam com facilidade a qualquer design de armação.

TONALIDADE DE PELE
A tonalidade de pele é importante para a escolha da tonalidade da armação. Lembre-se sempre que os óculos são acessórios de beleza e, por este motivo, sua função não é apenas corretiva: eles devem melhorar o visual.
a) Pele morena:
Armações em tons escuros não caem bem em peles morenas porque não suavizam a expressão facial. As cores ideais para pessoas morenas são prata, ouro, branco opaco ou translúcido e qualquer tonalidade que irradie luminosidade.
b) Pele amarelada:
Armações em tons rosados são péssimas para peles amareladas porque dão um contraste cujo resultado final é esquisito. A pele amarelada não precisa ser suavizada porque ela já possui uma luminosidade própria. No caso, o que deve ser feito é explorar esta tonalidade através de armações em tons que vão do ocre ao marrom, incluindo o ouro ou as que imitam tartaruga. Em se tratando de tonalidades que não são neutras, em peles amareladas cores como vinho ou azul marinho também ficam muito bem.
c) Pele rosada:
Como no caso das peles amareladas, o ideal é acompanhar a nuance natural da pele. Tons rosados e cores claras de um modo geral como azul bebê, branco ou prata ficam muito bem.
d) Pele branca:
Aqui, nos referimos à pele branca mesmo: aquela que nunca toma sol! Para peles brancas ocorre um detalhe interessante. Pelo fato da pele funcionar como a cor base, e o branco combinar bem com qualquer outra cor, o que vai valer será o estilo pessoal. Se a pessoa for do tipo extrovertida, vale uma armação vermelha ou cor de berinjela. Se for mais tímida, uma cor menos chamativa será mais indicada. A armação preta ficará linda e é perfeita para quem fizer o estilo chique ou intelectual.
Em se tratando de tonalidade de pele, vale uma observação: pessoas de cabelos ruivos naturais (não as de cabelo pintado! ) podem apresentar dois tipos de pele. O tom ruivo do cabelo é uma gama do laranja, Quase sempre os ruivos que têm sardas apresentam pele ligeiramente amarelada. Já as ruivas naturais sem sardas costumam ter pele mais rosada. Caberá a você, consultor ópitco, perceber em qual dos tipos o cliente ruivo se encaixa e seguir as orientações sugeridas para pele amarelada ou rosada.

Qual a cor dos seus cabelos?
Não podemos esquecer que a cor do cabelo, que emoldura o rosto:
a) Cabelo ruivo e castanho claro
Pele dourada ou rosada: armações transparentes, prata, tons frios ou um pouco descoloridos (efeito desbotado pelo sol)
b) Castanho escuro
Pele clara: armações prata ou preta, azul escuro, vermelha e tons intensos de cores frias (violeta e cinza, por exemplo).
c) Loiro
Pele dourada: armações mescladas de cores escuras ou claras, tons jade e salmão.
d) Castanho escuro
Pele morena: armações corais, turquesa ou mescladas de cores claras.

Estilos de armações:
Os óculos podem mudar a sua fisionomia, sendo assim uma escolha inadequada pode deixar seu visual sério ou descontraído demais. Procure escolher uma armação que combine com com seu
formato de rosto, cor de cabelo e pele. Armações leves e lentes anti-reflexo Crizal proporcionam comodidade e beleza. Os óculos de sol devem ser usados sempre com lentes oftálmicas de qualidade, para protegerem os olhos dos raios nocivos UVA E UVB, exatamente como você protege sua pele.

Que estilos de armação escolher?
a) Clássico
cores marrom, preto e formas tradicionais.
b) Informal
cores fortes, desenhos atrevidos e formas desportivas.
c) Invisíveis
modelo de armação "três peças" ou "invisíveis", combinadas com lentes com tecnologia anti-reflexo Crizal e metais finos e discretos, como o titânio
                                                                                                                                                                        Voltar
 

 
 

     Copyright © 2006 by Ótica Real ® | Todos os direitos reservados - Webdesign Gizz Publicidade